
Projeto 'Aprender a Aprender'
Autores:
Filipa Raimundo Fernandes (terapeuta da fala), Andreia Franzina (psicóloga), Daniela Almeida (Assistente Social)
O projeto 'Aprender a Aprender', surgiu no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, mais concretamente, como uma medida do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário.
O projeto 'Aprender a Aprender' tem sido aplicado nas turmas de pré-escolar e no 1º e 2º ano de escolaridade. No presente ano letivo estão a participar aproximadamente 654 crianças entre os 4/5 e os 8 anos.






- Atuar na prevenção de dificuldades linguísticas, leitura e escrita e de bem-estar emocional e comportamental;
- Detetar precocemente dificuldades de aprendizagem e/ou de desenvolvimento;
- Reforçar as aprendizagens previstas para estas faixas etárias.
- Dinamizar atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais das crianças alvo do projeto e a interação com a comunidade;
- Dinamizar atividades de estimulação e consolidação do desenvolvimento linguístico e de aprendizagem da leitura e da escrita.
- Transmitir estratégias aos docentes e encarregados de educação;
- Realizar encaminhamentos através da observação e rastreio do desenvolvimento global dos alunos;
- Envolver os pais na aprendizagem escolar/promover competências parentais;
O projeto foi iniciado com a analogia à metamorfose da borboleta, fomentando valores de resiliência, definição de objetivos e promoção de desenvolvimento pessoal e social. A lagarta serviu de mascote às atividades desenvolvidas.
No ano letivo de 2022/2023 foi alterada a mascote do projeto, neste momento é a Tartaruga Tatá, com analogia à expressão “devagar se vai ao longe”, com a premissa que, independente das nossas dificuldades, características, poderemos alcançar os nossos objetivos, se não desistirmos e se nos esforçarmos, voltando a fomentar os mesmos valores e objetivos referidos anteriormente.
Estas atividades procuram ir ao encontro das fragilidades identificadas pelos docentes e da observação/avaliação dos técnicos especializados.
- Sessões nas turmas de pré-escolar, 1º ano e 2ºano
As sessões são realizadas em diferentes contextos escolares (sala de aula, biblioteca, áreas desportivas e nos recreios), apelando a uma abordagem sistémica e multissensorial, promovendo também o comportamento adaptativo, coesão de grupo e de interação social.
As sessões são quinzenais com uma duração média de 50 minutos. São planificadas mensalmente e enviadas previamente aos professores/educadores titulares.
Além das sessões em grande grupo, foram constituídos pequenos grupos na educação pré-escolar de 5/6 alunos identificados pelas educadoras de infância. Estas sessões intercalavam com as sessões de grupo e foram dinamizadas pela terapeuta da fala e psicóloga do projeto nas áreas mencionadas anteriormente.
- Encontros com os encarregados de educação
Ao longo do ano letivo, são realizados encontros com os encarregados de educação/pais, através de sessões online de reflexão e partilha. As técnicas que facilitam estes momentos partilham estratégias significativas para o estímulo e reforço do desenvolvimento integral e harmonioso da criança e da família. Estes encontros englobam também o envolvimento de outras entidades da comunidade e parceiras do Agrupamento.
- Rastreios competências pré-escolares
São realizados rastreios das competências pré-escolares a todos as crianças que irão integrar o 1.º ano no próximo ano letivo. Estes rastreios permitem a identificação dos pontos fortes e de melhoria, assim como, a passagem de estratégias e encaminhamentos para consultas de especialidade.
A monitorização do projeto realizou-se com o apoio do ISCTE-UL, nomeadamente com a consultoria da investigadora Carla Colaço, que nos possibilitou recolher dados para a melhoria do projeto, identificando também pontos fortes e de melhoria, para que o projeto possa ir ao encontro das necessidade e preocupações identificadas pelos docentes titulares dos grupos.
Com os instrumentos de monitorização foi possível efetuar registos regulares que permitiram aferir que o projeto no geral apresentou valores muito positivos, destacando-se o indicador envolvimento, motivação e entusiasmo dos alunos (Numa escala de 0 a 5, obteve a média de 4,8).
O projeto assenta no envolvimento de todos os agentes educativos da vida da criança (encarregados de educação, educadores e técnicos especializados), sendo também a sua avaliação do projeto muito positiva.
Contactos para mais informações: