
O projeto 'Medita Visconde' consiste na dinamização de sessões de meditação mindfulness.
O projeto teve início no ano letivo 2019/2020, envolvendo as 8 salas de Jardim de Infância (Escola EB Eduardo Luna de Carvalho e EB Tapada das Mercês).
As atividades têm uma periocidade quinzenal e duração de 45 minutos.
As sessões são dinamizadas pela psicóloga da Equipa de Apoio ao Aluno e à Família, em colaboração com as Educadoras.










A meditação promove a saúde de uma forma global.
Além de promover o relaxamento físico-mental, promove a inteligência emocional, tão importante para conseguir ultrapassar os desafios do mundo atual.
A meditação promove a autoconsciência, autorregulação, competências relacionais positivas e aquisição de valores, tais como a bondade e a compaixão.
A aquisição destas competências, poderá prevenir o aparecimento ou atenuar problemas ao nível da saúde física/mental (ex: problemas de comportamento, ansiedade, depressão, défice de atenção e hiperatividade, etc).
Assim, verifica-se a importância de promover a aquisição destas competências, desde tenra idade.
- Promoção da regulação emocional, através da alfabetização emocional;
- Promoção da gestão de conflitos;
- Promoção da atenção e memória;
- Promoção de valores (compaixão, empatia, bondade, gratidão, etc.).
Principais atividades:
- Exercícios de respiração;
- Exercício de contemplação
- Leitura e reflexão de histórias acerca dos sentimentos/emoções e valores.
- Jogos de atenção;
- Jogos sobre emoções;
- Ioga;
- Ateliers de construção de materiais- para os alunos (poderem levar para casa) e para o Cantinho da Calma de cada sala.
Exemplos de algumas atividades:
Avaliação realizada no ano letivo 2021/2022 (dois anos após a implementação do projeto)
O questionário foi aplicado a oito Educadoras que acolheram o projeto nas suas salas.
Ana Margarida André
Psicóloga da Equipa de Apoio ao Aluno e à Família