Projeto “Medita Visconde” - Meditação no Jardim de Infância
Projeto “Medita Visconde” - Meditação no Jardim de Infância

O projeto 'Medita Visconde' consiste na dinamização de sessões de meditação mindfulness.

O projeto teve início no ano letivo 2019/2020, envolvendo as 8 salas de Jardim de Infância (Escola EB Eduardo Luna de Carvalho e EB Tapada das Mercês).

As atividades têm uma periocidade quinzenal e duração de 45 minutos.

As sessões são dinamizadas pela psicóloga da Equipa de Apoio ao Aluno e à Família, em colaboração com as Educadoras.

Meditação na floresta
Jogo de respiração
Contemplação
Peão do Ioga
Pintura de Mandalas (com desejos das crianças)
Enquadramento

A meditação promove a saúde de uma forma global.

Além de promover o relaxamento físico-mental, promove a inteligência emocional, tão importante para conseguir ultrapassar os desafios do mundo atual.

A meditação promove a autoconsciência, autorregulação, competências relacionais positivas e aquisição de valores, tais como a bondade e a compaixão.

A aquisição destas competências, poderá prevenir o aparecimento ou atenuar problemas ao nível da saúde física/mental (ex: problemas de comportamento, ansiedade, depressão, défice de atenção e hiperatividade, etc).

Assim, verifica-se a importância de promover a aquisição destas competências, desde tenra idade.

Objetivos do nosso Projeto
  • Promoção da regulação emocional, através da alfabetização emocional;
  • Promoção da gestão de conflitos;
  • Promoção da atenção e memória;
  • Promoção de valores (compaixão, empatia, bondade, gratidão, etc.).
Funcionamento do projeto

Principais atividades:

  • Exercícios de respiração;
  • Exercício de contemplação
  • Leitura e reflexão de histórias acerca dos sentimentos/emoções e valores.
  • Jogos de atenção;
  • Jogos sobre emoções;
  • Ioga;
  • Ateliers de construção de materiais- para os alunos (poderem levar para casa) e para o Cantinho da Calma de cada sala.


Exemplos de algumas atividades:

Avaliação

Avaliação realizada no ano letivo 2021/2022 (dois anos após a implementação do projeto)

O questionário foi aplicado a oito Educadoras que acolheram o projeto nas suas salas.

Para mais informações sobre o projeto:

Ana Margarida André

Psicóloga da Equipa de Apoio ao Aluno e à Família

psico_anacatarinoandre@aevjuromenha.com