Projeto “O melhor de mim”
Projeto “O melhor de mim”

Autora: Filipa Silva Dias (professora)

Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

O projeto 'O melhor de mim' consiste na dinamização de práticas de mindfulness e atividades lúdicas fundamentadas na psicologia positiva. Os alunos do 1º ciclo do ensino básico participam uma vez por semana em sessões com a duração de 45 minutos, dentro da sua componente letiva.

No presente ano letivo o projeto abrange 430 alunos das seguintes escolas: Escola Básica de Lopas; Escola Básica Mira Sintra; Escola Básica Mira Sintra 2; Escola Básica de Meleças e Escola Básica António Torrado.

 

Objetivos gerais do projeto

  • Promover competências socioemocionais, entre elas a autorregulação e as relações interpessoais;
  • Proporcionar momentos de bem-estar nos alunos, através de experiências de autoconhecimento;
  • Promover maiores índices de concentração e foco;


Enquadramento

A literatura científica tem evidenciado que as pessoas que praticam mindfulness são mais felizes e vivem mais satisfeitas do que a média, tendo um enorme impacto ao nível da saúde. Esta prática revela melhorar a capacidade de concentração, redução do stress e da ansiedade, sendo uma das condições essenciais para melhores resultados académicos. A prática de atividades de psicologia positiva, nomeadamente a consciência das virtudes e valores, ajuda-nos a viver uma vida mais autêntica, significativa e gratificante. Os bens relacionais, em que a identidade das pessoas é valorizada, e um propósito de vida com sentido, fazem parte de uma dimensão eudaimónica do bem-estar e da felicidade, igualmente impactante no processo escolar dos alunos. Um currículo escolar que integre o bem-estar previne a depressão, aumenta a satisfação com a vida, incentiva à responsabilização social, promove a criatividade e fomenta a aprendizagem.

Funcionamento do projeto

Principais atividades


  1. Atividade prática para a aquietação e concentração

Alguns exemplos: a respiração controlada, caminhada consciente, meditação mindfulness.

  1. Atividade prática para a Visão e Reenquadramento

Alguns exemplos: A história do zoom, o que vês com os olhos do coração?

  1. Atividades práticas para o Cuidado e Vinculação

Alguns exemplos: Dar e receber, oferta da pedrinha.

  1. Atividades sobre as Forças de carácter

Alguns exemplos: As qualidades que são mais proeminetes, as qualidades que preciso de desenvolver mais.

Resultados do projeto em edições anteriores
  • Perceção dos alunos sobre o aumento sua capacidade de concentração e da sensação de calma
  • Perceção dos alunos sobre a sua capacidade de autocontrolo e de relacionamento positivo com os colegas fora das sessões.
  • Satisfação dos alunos com as sessões do projeto 
  • Perceção dos professores titulares das turmas alvo do projeto 

Para mais informações sobre o projeto:

Filipa Dias (contacto: 935488959)

Texto original
Valora esta traducción
Tu opinión servirá para ayudar a mejorar el Traductor de Google