
Autora: Filipa Silva Dias (professora)
Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra
O projeto 'O melhor de mim' consiste na dinamização de práticas de mindfulness e atividades lúdicas fundamentadas na psicologia positiva. Os alunos do 1º ciclo do ensino básico participam uma vez por semana em sessões com a duração de 45 minutos, dentro da sua componente letiva.
No presente ano letivo o projeto abrange 430 alunos das seguintes escolas: Escola Básica de Lopas; Escola Básica Mira Sintra; Escola Básica Mira Sintra 2; Escola Básica de Meleças e Escola Básica António Torrado.
Objetivos gerais do projeto
- Promover competências socioemocionais, entre elas a autorregulação e as relações interpessoais;
- Proporcionar momentos de bem-estar nos alunos, através de experiências de autoconhecimento;
- Promover maiores índices de concentração e foco;
Enquadramento
A literatura científica tem evidenciado que as pessoas que praticam mindfulness são mais felizes e vivem mais satisfeitas do que a média, tendo um enorme impacto ao nível da saúde. Esta prática revela melhorar a capacidade de concentração, redução do stress e da ansiedade, sendo uma das condições essenciais para melhores resultados académicos. A prática de atividades de psicologia positiva, nomeadamente a consciência das virtudes e valores, ajuda-nos a viver uma vida mais autêntica, significativa e gratificante. Os bens relacionais, em que a identidade das pessoas é valorizada, e um propósito de vida com sentido, fazem parte de uma dimensão eudaimónica do bem-estar e da felicidade, igualmente impactante no processo escolar dos alunos. Um currículo escolar que integre o bem-estar previne a depressão, aumenta a satisfação com a vida, incentiva à responsabilização social, promove a criatividade e fomenta a aprendizagem.









Principais atividades
- Atividade prática para a aquietação e concentração
Alguns exemplos: a respiração controlada, caminhada consciente, meditação mindfulness.
- Atividade prática para a Visão e Reenquadramento
Alguns exemplos: A história do zoom, o que vês com os olhos do coração?
- Atividades práticas para o Cuidado e Vinculação
Alguns exemplos: Dar e receber, oferta da pedrinha.
- Atividades sobre as Forças de carácter
Alguns exemplos: As qualidades que são mais proeminetes, as qualidades que preciso de desenvolver mais.
- Perceção dos alunos sobre o aumento sua capacidade de concentração e da sensação de calma
- Perceção dos alunos sobre a sua capacidade de autocontrolo e de relacionamento positivo com os colegas fora das sessões.
- Satisfação dos alunos com as sessões do projeto
- Perceção dos professores titulares das turmas alvo do projeto
Para mais informações sobre o projeto:
Filipa Dias (contacto: 935488959)
- Documentos