Projeto de Flexibilidade Curricular
Projeto de Flexibilidade Curricular

Autores:

Feliciano Pinto – Adjunto da Direção

Miguel Carromeu – Adjunto da Direção

Breve apresentação do Projeto

O Projeto de Flexibilidade Curricular tem sido implementado no A.E. D. João II, em São Marcos, Cacém, desde o ano letivo 2018/19, e vem dar resposta à crescente diversidade individual e cultural que observamos no nosso contexto escolar.

Este projeto dirige-se a alunos do 3º ciclo, que por motivos culturais, sociais, relacionais ou éticos não se conseguem adaptar e motivar para o projeto curricular oferecido pela escola, apresentando insucesso relativamente aos resultados nas aprendizagens essenciais.

Objetivos gerais do projeto
  • Fornecer uma oferta de uma resposta ao desafio da operacionalização do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória - Promoção do desenvolvimento de competências sociais e relacionais nos alunos;
  • Promover o sucesso e a integração dos jovens em contexto escolar, evitando o abandono escolar;
  • Proporcionar suporte para o desenvolvimento da capacidade de decisão e de definição de um projeto de carreira e de vida
Enquadramento

Este é um projeto com carácter interdisciplinar e interativo, na medida em que coloca o aluno no papel de co construtor da sua própria aprendizagem.

É um projeto que permite mobilizar, articular e validar as aprendizagens provenientes das disciplinas dos planos de estudos do 3º ciclo, com as experiênciasprofissionais realizadas pelos alunos e com os workshops “Jovens Incríveis”, sendo estes últimos dedicados ao desenvolvimento socio emocional dos alunos, enquanto fator facilitador do sucesso da sua adaptação ao contexto escolar e do desenvolvimento da sua capacidade para a sua definição de um projeto académico futuro, enquanto jovens ativos e socialmente colaborativos.

 

Funcionamento do projeto - Principais atividades

Este projeto consiste na interligação de três áreas chave que, em articulação entre si, promovem uma maior perceção dos alunos acerca das vantagens associadas ao seu património global de conhecimento e ao seu manancial adaptativo.

 

Áreas Chave:

  • Aprendizagem curricular

 

  • Aprendizagem através da experiência de práticas laborais, com a valiosa colaboração de parceiros que recebem e ensinam aos nossos alunos as respetivas áreas de trabalho e atividades desenvolvidas.
  • Aprendizagem dos alunos sobre si próprios, os outros (pares) e a comunidade (Workshops semanais - Programa Jovens Incríveis-CSE).

 

A operacionalização destas atividades está a cargo da psicóloga Edite Moita, contando com o apoio da restante equipa de projeto, constituída por Feliciano Pinto, Margarida Machado, Miguel Carromeu e Vanda Carromeu, professores do AE.

Resultados do projeto em edições anteriores:
  • 100% dos alunos que integraram o projeto desde 2018 (52 alunos) obtiveram sucesso nas transições escolares e conseguiram definir a sua área de prosseguimento de estudos para o ensino secundário.
  • Destaca-se ainda o desenvolvimento da capacidade destes alunos para pensarem criticamente sobre as opções associadas à definição do seu projeto de vida que se reflete, no seu prosseguimento de estudos associado à sua posterior integração no mercado de trabalho ou no contexto universitário.
  • Também a continuidade das parcerias com o Centro Carlos Paredes (saúde sénior), Restaurante Lusitano (restauração), APDJ (atividades infantis) e SP Televisão (produção e audiovisuais), reflete a boa preparação dos nossos alunos ao nível das competências socio emocionais e comportamentais, ao integrarem as respetivas equipas de trabalho nos diferentes locais onde praticam experiências de trabalho, com níveis de excelência no que diz respeito à sua capacidade de adaptação e cooperação com as diferentes equipas nos diferentes contextos de trabalho.

 

Contactos para mais informações sobre o projeto

Endereço de email: ebrdII@aedj2.pt