O projeto ADN socioemocional 2.0
O projeto ADN socioemocional 2.0

O projeto ADN Socioemocional 2.0 – uma colaboração entre o Município de Sintra, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian –, surge na sequência do Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (SSES) da OCDE. Decorre entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025, em estreita colaboração com todos os Agrupamentos de Escolas (AEs) do concelho de Sintra.

O projeto ADN socioemocional 2.0 é um projeto de investigação-ação que visa desafiar as escolas a identificar e/ou desenvolver intervenções para a promoção das competências sociais e emocionais (CSE) dos seus alunos, bem como a potenciar a sua qualidade, monitorizar a sua implementação e avaliar o seu impacto nos participantes, assente no acompanhamento e capacitação contínuos por parte de uma equipa especializada. Trata-se de uma iniciativa inovadora a nível nacional, que procura envolver todos os Agrupamentos de Escolas (AE) do município de Sintra.

Tendo como ponto de partida a questão 'que práticas conduzem ao desenvolvimento das competências sociais e emocionais (CSE) nos alunos do concelho de Sintra?', foram delineadas ações que visam:

  1. Contribuir para o aumento dos níveis de qualidade das intervenções propostas pelos AEs;
  2. Proporcionar capacitação, suporte e acompanhamento na operacionalização dos planos de monitorização e avaliação de impacto, considerando as necessidades específicas de cada AE;
  3. Fomentar a criação de uma rede de partilha entre AEs com intervenções em CSE.

 O projeto ADN Socioemocional da Escolas de Sintra 2.0 é operacionalizado tendo em conta dois aspetos centrais:

  1. Um Plano de Ação para a Promoção de Competências Sociais e Emocionais em Contexto Escolar, definido por cada Agrupamento como o ponto de partida para o seu trabalho nesta área; e
  2. O acompanhamento por parte da equipa técnica designada pelo Iscte, constituído por momentos formativos conjuntos, e por reuniões regulares com as equipas nomeadas por cada AE.

Assim, procura dar-se valor social aos resultados obtidos no SSES, através da criação de uma estrutura local de apoio técnico especializado, que promova e apoie o desenvolvimento de planos de ação nesta área, por parte de cada agrupamento de escolas do concelho de Sintra. Pretende-se estimular a criação de uma cultura escolar que promova o desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade escolar deste território, estando alinhado com as orientações nacionais explicitadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

PORTEFÓLIO 2022-2023

O projeto ADN Socioemocional de Sintra 2.0 surge em janeiro de 2023, e terá a duração de 3 anos (até dezembro de 2025), fruto de uma colaboração entre o Município de Sintra, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian. Em estreita colaboração com todos os Agrupamentos de Escolas (AE) do concelho de Sintra, visa desafiar as escolas a identificar e/ou desenvolver intervenções para a promoção das competências sociais e emocionais, sobretudo, dos seus alunos, monitorizando a sua implementação, procurando potenciar a qualidade das intervenções, e avaliando o seu impacto. Trata-se de uma iniciativa inovadora a nível nacional, que envolve todos os AE do município, e decorre do envolvimento de Sintra no estudo da OCDE sobre esta matéria (2019).

O primeiro ano de implementação desta iniciativa é agora apresentado no Portfólio “ADN Socioemocional das Escolas de Sintra 2.0: Intervenções de promoção de competências sociais e emocionais em contexto escolar”. Nele, encontram-se dados de implementação globais, referentes a todos os Agrupamentos de Escola do município, mas também registos individuais de cada Agrupamento, detalhando os projetos de promoção de competências sociais e emocionais que foram alvo de uma monitorização cuidada.

Ao longo do ano letivo de 2022/2023, equipas dos 20 AE implementaram e monitorizaram 36 intervenções no âmbito desta iniciativa, envolvendo um total de 10118 alunos de 417 turmas/grupos. A grande maioria destas intervenções (n=26) implementa metodologias inovadoras, concebidas pelas equipas de cada escola, e acontece em contexto de turma (n=16) ou escola (n=6), sendo menos comuns as intervenções que também incluem o contexto da família. Acontecendo sobretudo de forma extracurricular (60% das intervenções), a maioria dos projetos dedica-se à promoção explícita da literacia emocional dos alunos (76%), mas incidem também sobre áreas como a cidadania (52%), a saúde (29%) ou as artes (17,6%).

Os dados do primeiro ano de implementação desta iniciativa ilustram a aposta destas equipas na qualidade das intervenções que proporcionam aos seus alunos, o empenho na capacitação para monitorizar com rigor os seus projetos, e a riqueza presente nas escolas no que toca ao investimento nas competências não-académicas das crianças e jovens. O Portfólio completo está agora publicamente disponível, e pode ser consultado aqui (PDF).