O projeto ADN socioemocional 2.0
O projeto ADN socioemocional 2.0

O projeto ADN Socioemocional 2.0 – uma colaboração entre o Município de Sintra, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian –, surge na sequência do Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (SSES) da OCDE. Decorre entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025, em estreita colaboração com todos os Agrupamentos de Escolas (AEs) do concelho de Sintra.

O projeto ADN socioemocional 2.0 é um projeto de investigação-ação que visa desafiar as escolas a identificar e/ou desenvolver intervenções para a promoção das competências sociais e emocionais (CSE) dos seus alunos, bem como a potenciar a sua qualidade, monitorizar a sua implementação e avaliar o seu impacto nos participantes, assente no acompanhamento e capacitação contínuos por parte de uma equipa especializada. Trata-se de uma iniciativa inovadora a nível nacional, que procura envolver todos os Agrupamentos de Escolas (AE) do município de Sintra.

Tendo como ponto de partida a questão 'que práticas conduzem ao desenvolvimento das competências sociais e emocionais (CSE) nos alunos do concelho de Sintra?', foram delineadas ações que visam:

  1. Contribuir para o aumento dos níveis de qualidade das intervenções propostas pelos AEs;
  2. Proporcionar capacitação, suporte e acompanhamento na operacionalização dos planos de monitorização e avaliação de impacto, considerando as necessidades específicas de cada AE;
  3. Fomentar a criação de uma rede de partilha entre AEs com intervenções em CSE.

 O projeto ADN Socioemocional da Escolas de Sintra 2.0 é operacionalizado tendo em conta dois aspetos centrais:

  1. Um Plano de Ação para a Promoção de Competências Sociais e Emocionais em Contexto Escolar, definido por cada Agrupamento como o ponto de partida para o seu trabalho nesta área; e
  2. O acompanhamento por parte da equipa técnica designada pelo Iscte, constituído por momentos formativos conjuntos, e por reuniões regulares com as equipas nomeadas por cada AE.

Assim, procura dar-se valor social aos resultados obtidos no SSES, através da criação de uma estrutura local de apoio técnico especializado, que promova e apoie o desenvolvimento de planos de ação nesta área, por parte de cada agrupamento de escolas do concelho de Sintra. Pretende-se estimular a criação de uma cultura escolar que promova o desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade escolar deste território, estando alinhado com as orientações nacionais explicitadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

PORTEFÓLIO 2022-2023

O projeto ADN Socioemocional de Sintra 2.0 surge em janeiro de 2023, e terá a duração de 3 anos (até dezembro de 2025), fruto de uma colaboração entre o Município de Sintra, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian. Em estreita colaboração com todos os Agrupamentos de Escolas (AE) do concelho de Sintra, visa desafiar as escolas a identificar e/ou desenvolver intervenções para a promoção das competências sociais e emocionais, sobretudo, dos seus alunos, monitorizando a sua implementação, procurando potenciar a qualidade das intervenções, e avaliando o seu impacto. Trata-se de uma iniciativa inovadora a nível nacional, que envolve todos os AE do município, e decorre do envolvimento de Sintra no estudo da OCDE sobre esta matéria (2019).

O primeiro ano de implementação desta iniciativa é agora apresentado no Portefólio “ADN Socioemocional das Escolas de Sintra 2.0: Intervenções de promoção de competências sociais e emocionais em contexto escolar”. Nele, encontram-se dados de implementação globais, referentes a todos os Agrupamentos de Escola do município, mas também registos individuais de cada Agrupamento, detalhando os projetos de promoção de competências sociais e emocionais que foram alvo de uma monitorização cuidada.

Ao longo do ano letivo de 2022/2023, equipas dos 20 AE implementaram e monitorizaram 36 intervenções no âmbito desta iniciativa, envolvendo um total de 10118 alunos de 417 turmas/grupos. A grande maioria destas intervenções (n=26) implementa metodologias inovadoras, concebidas pelas equipas de cada escola, e acontece em contexto de turma (n=16) ou escola (n=6), sendo menos comuns as intervenções que também incluem o contexto da família. Acontecendo sobretudo de forma extracurricular (60% das intervenções), a maioria dos projetos dedica-se à promoção explícita da literacia emocional dos alunos (76%), mas incidem também sobre áreas como a cidadania (52%), a saúde (29%) ou as artes (17,6%).

Os dados do primeiro ano de implementação desta iniciativa ilustram a aposta destas equipas na qualidade das intervenções que proporcionam aos seus alunos, o empenho na capacitação para monitorizar com rigor os seus projetos, e a riqueza presente nas escolas no que toca ao investimento nas competências não-académicas das crianças e jovens.

O Portefólio completo está agora publicamente disponível, e pode ser consultado aqui (PDF).

PORTEFÓLIO 2023-2024

O projeto ADN Socioemocional de Sintra 2.0, fruto de uma colaboração entre o Município de Sintra, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian, produz, pelo segundo ano da sua edição, o Portefólio 2023-2024.

O segundo ano de implementação desta iniciativa é agora apresentado no Portefólio “ADN Socioemocional das Escolas de Sintra 2.0: Intervenções de promoção de competências sociais e emocionais em contexto escolar – Ano 2”. Nele, encontram-se dados de implementação globais, mas também registos individuais de cada Agrupamento de Escolas do município que reportou dados da implementação da iniciativa nas suas escolas ao longo do ano letivo 2023-2024. Neste documento, detalham-se os projetos de promoção de competências sociais e emocionais que, no âmbito desta iniciativa, foram alvo de uma monitorização cuidada, destacando também aspetos como a sua avaliação de impacto, ou testemunhos dos participantes.

Ao longo do ano letivo de 2023-2024, equipas dos 20 AE implementaram e monitorizaram 30 intervenções no âmbito desta iniciativa, envolvendo um total de 6481 alunos de 376 turmas/grupos. A grande maioria destas intervenções (n=22) implementa metodologias inovadoras, concebidas pelas equipas de cada escola, e acontece em contexto de turma (n=13) ou escola (n=5), sendo menos comuns as intervenções que também incluem o contexto da família. Acontecendo sobretudo de forma extracurricular (53% das intervenções), a maioria dos projetos prioriza a promoção de competências no domínio do autoconhecimento/autoconceito (n=12), da regulação emocional (n=12) e da resiliência (n=11).

Neste segundo ano de implementação, e em linha com os objetivos da iniciativa, verifica-se o aumento progressivo do investimento dos AE na avaliação do impacto destas intervenções. Mais de um terço (n=12) dos projetos foi alvo de uma avaliação experimental, quasi-experimental, descritiva ou de follow-up, com recurso a diferentes metodologias (qualitativas ou quantitativas), com o objetivo de conhecer os efeitos das intervenções nas competências socioemocionais dos seus participantes.

Ilustrando a continuação da aposta na qualidade das intervenções, os dados do segundo ano de implementação da iniciativa adicionam a este trabalho, demonstrando também o empenho de cada equipa na monitorização rigorosa, e no investimento inicial no processo de avaliação, dando continuidade ao caminho para o apoio ao desenvolvimento das competências não-académicas das crianças e jovens nas escolas do município.

O Portefólio completo está agora publicamente disponível, e pode ser consultado aqui (PDF).