OKUPA

O Programa OKUPA os tempos-livres é dirigido aos jovens do 2.º e 3.º ciclo e pretende criar respostas de ocupação do tempo-livre nas escolas, nos períodos de pausa letivas, que promovam ações adaptadas às preferências dos mesmos combinando, aspetos pedagógicos e lúdicos, assegurando o desenvolvimento de atividades desportivas e lúdicas, que visam combater o sedentarismo e promover um saudável convívio informal entre os jovens envolvidos. Neste Programa participam, de forma abrangente e autónoma, os alunos com necessidades de saúde especiais, deviamente enquadrados pelos seus docentes.

O Programa OKUPA os tempos-livres visa ainda o potenciar o desenvolvimento de respostas já existentes, em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, dotando-os de recursos financeiros suficientes para o desenvolvimento dos seus programas. Os recursos são obtidos através da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra, as Juntas de Freguesia, que financiam e os Agrupamentos de Escolas que afetam recursos humanos e espaços.

O Programa de Voluntariado Sintra Jovem, potencia esta resposta, através do envolvimento de jovens do ensino secundário, que reforçam as equipas técnicas das escolas envolvidas.

De acordo com o programa de atividades e conforme decisão do Agrupamento de Escola respetivo, poderá haver lugar a uma comparticipação simbólica, por parte das famílias.

Algtekst