Sintra Inclui

O projeto Sintra Inclui promove uma resposta dirigida aos jovens e pessoas com deficiência, no apoio à transição da vida pós escolar para a vida adulta.

A Associação 'Pais em Rede', parceira do projeto, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, com o estatuto de 'Organização Não Governamental para pessoas com Deficiência' (ONGPD nacional), tendo como missão a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias.

No quadro da cidadania ativa, concebe-se como rede nacional de núcleos, constituídos por 'famílias especiais', profissionais e amigos, capaz de assegurar o respeito pelas diversidades regionais, a capacitação dos pais no processo de inclusão dos filhos, bem como a construção de respostas locais 'alternativas' para a inclusão das pessoas com deficiência.

A ação do Sintra Inclui desenvolve-se em duas vertentes de trabalho:

Nas escolas, através do reforço técnico no apoio direto aos jovens com PIT - Plano Individual de Transição garante o suporte necessário à realização de aprendizagens em contexto laboral, entre outras, reconhecendo a importância do apoio à transição para a vida pós escolar.
Coloca-se à disposição dos Agrupamentos de Escola o apoio de dois técnicos especializados no planeamento centrado na pessoa e na construção de projetos de apoio à transição, com o objetivo de trabalharem de forma articulada com as Equipas de Docentes e os Centros de Recursos para a Inclusão de cada Agrupamento e Escola Não Agrupada.
A intervenção dos técnicos incide no desenvolvimento de atividades em comunidade, nomeadamente contactando as empresas para identificar novos locais de estágio; acompanhando o processo de integração de cerca de 30 alunos, por ano letivo, ajudando a definir as tarefas que o aluno pode realizar; apoiando as pessoas da empresa na relação com o aluno e fazendo a avaliação das aprendizagens de promoção e capacitação dos mesmos; estabelecendo contacto regular com as famílias envolvendo-as no processo de construção da autonomia dos seus filhos.

Na comunidade através do reforço técnico no apoio direto aos jovens, construindo Programas Individuais Incluídos na Comunidade, que procuram criar condições, através de redes de apoio comunitário e da capacitação dos pais, para a construção de projetos de vida inclusivos, de qualidade, centrados nos interesses de cada pessoa, integrando-os em empresas, com ou sem contrato de trabalho ou desenvolvendo atividades socialmente uteis (conforme os perfis).

Para a realização destes programas na comunidade, a Câmara Municipal de Sintra está a garantir o apoio financeiro aos jovens participantes, através da atribuição de uma bolsa no valor de 75€, para apoio às deslocações a realizar para os diferentes locais de estágio, aumentando o tempo de permanência e a diversidade de locais de colocação.

Participam de forma direta e regular, na inclusão de jovens, 14 empresas e instituições.

Sobre o Projeto Piloto

Em 2014 a Câmara Municipal de Sintra em parceria com Associação 'Pais em Rede', desenvolveu o projeto-piloto Sintra Inclui, tendo como objetivo facilitar e promover a integração socioprofissional de jovens com deficiência, criando condições necessárias para a transição entre o sistema escolar e a vida adulta, no âmbito da preparação para o contexto de trabalho, através da concretização de experiências profissionais.

Sendo um projeto piloto abrangeu 12 jovens, com idades entre os 17 e os 23 anos, os quais se encontravam integrados em 4 empresas do concelho: Grupo Metal, Hotel Tivoli, Resiquímica e Parques de Sintra Monte da Lua.

As atividades de integração dos jovens participantes nas empresas do concelho realizaram-se através de tarefas práticas em contexto real de trabalho, através do treino de autonomias na utilização de transportes públicos. Estas empresas demonstraram disponibilidade para acolherem esta experiência, dando continuidade a uma estratégia de responsabilidade social, por meio do envolvimento direto do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra.

No sentido de garantir o alargamento do leque das empresas, tendo em vista a disponibilização de mais e diversas tarefas laborais, estabeleceram-se contactos com outras empresas do concelho, potencialmente interessadas em colaborarem com o projeto, de modo a promover a experiência de concretização de diferentes tarefas por parte dos jovens, estendendo-se o projeto à Mercedes- Benz Comercial, à Tabaqueira, à ELS - Estevão Luís Salvador, Lda., à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo/Balcão de Sintra, ao Centro de Cultura e Desporto Sintrense e à própria Câmara Municipal de Sintra.

Manual Sintra Inclui

Em Setembro de 2018 foi lançado um Guia Prático com informações detalhadas sobre o projeto. Esta obra, constituída por dois livros, um com a designação de 'Projeto' e outro intitulado 'Manual', define procedimentos para dar apoio à pessoa com deficiência antes e após a escolaridade obrigatória com o objetivo de dar a conhecer novos rumos de inclusão na comunidade por parte da população portadora de deficiência.

No livro 'Projeto' para além de estarem descritos os procedimentos e a metodologia utilizados no projeto-piloto, são também apresentados os resultados de uma avaliação extensa e cuidada à qual foram chamados todos os intervenientes bem como identificadas as limitações enfrentadas e feitas recomendações para futuras intervenções neste âmbito.

O livro 'Manual' é um guia de apoio ao desenvolvimento de atividades incluídas na comunidade para pessoas com deficiência, organizado em quatro dimensões de intervenção: (1) pessoa com deficiência; (2) família; (3) comunidade; (4) contextos reais de trabalho. Em todas elas são apresentados os aspetos chave a trabalhar e facultam-se fichas para a sua operacionalização.

O Manual encontra-se em cada Agrupamento de Escolas e pode ser adquirido por € 7.00, junto da Secretaria da Pais em Rede. https://paisemrede.pt/