Centro Qualifica Município de Sintra
Centro Qualifica Município de Sintra

O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos, que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

Se tem mais de 18 anos e não concluiu o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano e pretende obter uma certificação escolar equivalente ao ensino básico, secundário e/ou profissional, faça a sua pré-inscrição no Centro Qualifica Município de Sintra.

Os Centros Qualifica são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego. São destinados a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, e/ou a transição/reconversão para o mercado de trabalho.

Objetivos

  • Apoiar e orientar jovens e adultos na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao seu perfil;
  • Dinamizar e participar em redes de parceria de base territorial que contribuam para identificar e responder às necessidades concretas de qualificação;
  • Desenvolver processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolar/profissional

 

Finalidade

  • Qualificação, Reconhecimento e Validação de Competências;
  • Prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho;
  • Integração na vida ativa e profissional de cidadãos com deficiência e incapacidade.

 

Destinatários

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e reconhecimento de competências;
  • Jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação e formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho;
  • A quem não possua o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade, e/ou uma qualificação profissional;
  • A quem tenha adquirido competências e conhecimentos através da sua experiência de vida.



O Centro Qualifica Município de Sintra

O Centro Qualifica Município de Sintra resulta de uma parceria entre o Município de Sintra, através da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra e o AE Aqua Alba.


Ofertas do Centro Qualifica Município de Sintra

Através do Centro Qualifica Município de Sintra estão acessíveis respostas de educação e formação:

  • Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível escolar, de nível Profissional ou de Dupla Certificação;
  • Português Língua de Acolhimento – PLA;
  • Formações Modelares Certificadas;
  • Ensino Recorrente;
  • Encaminhamento para outras ofertas de educação e formação (Formações Modulares, Cursos de Aprendizagem, Cursos Educação e Formação de Adultos ou outras formações de acordo com o perfil dos candidatos).

 

Como se inscrever no Centro Qualifica

  • Para proceder à sua pré-inscrição clique AQUI

Após efetuada a pré-inscrição, será contactado(a) para a realização de um diagnóstico individual e encaminhamento para o percurso que mais se adequa às suas competências, necessidades e interesses.

 

Custo

  • Gratuito

 

Localização


Horário de Atendimento:

  • De 2ª a 6ª feira
    10:00h – 13:00h
    14:00h – 16:00h

 

Contatos

 

Legislação

 

 

Acelerador Qualifica

O Acelerador Qualifica pretende contribuir para melhoria das qualificações da população, através da participação e da certificação dos adultos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).

Esta medida traduz-se na atribuição de um apoio financeiro a adultos que concluam um nível de qualificação elegível através de um processo RVCC.

No âmbito do Investimento RE-C06-i03: Incentivo Adultos que integra a C6 – Qualificações e Competências, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., (ANQEP) é a entidade responsável pela implementação do subinvestimento Acelerador Qualifica (RE-C06-i03.02).

 

Informação/ Percursos de Qualificação


Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, denominado de Processo de RVCC, pretende reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e competências resultantes da experiência adquirida em contextos formais, não formais e informais.

São destinatários deste processo adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano e cujo perfil se enquadra nesta modalidade de qualificação.

Para adultos menores de 23 anos, inclusive, é obrigatório possuírem, pelo menos, três anos de experiência profissional devidamente comprovada pelos serviços competentes da segurança social ou, sempre que aplicável, de organismo estrangeiro congénere.

O Processo de RVCC pode ser dividido em três vertentes: nível escolar, nível profissional e de dupla certificação.

  • RVCC escolar:
    Ingressam nos processos RVCC escolar os adultos que pretendam reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e competências resultantes da experiência adquirida em contextos formais, não formais e informais e obter uma qualificação escolar de nível básico (4º 6º 9º ano de escolaridade) ou nível secundário (12º ano).
  • RVCC Profissional
    Ingressam nos processos RVCC profissional, os adultos que pretendam reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e competências profissionais resultantes da experiência adquirida em diferentes contextos e obter uma certificação profissional de nível 4.
    Os candidatos podem concluir uma certificação escolar e obter em simultâneo uma certificação profissional através do processo RVCC de dupla certificação.

 

Português Língua de Acolhimento - PLA
Os cursos de Português Língua de Acolhimento permitem elevar a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, junto de adultos migrantes em Portugal, e facilitar o seu processo de integração social, profissional e cívico, contribuindo para a prevenção da discriminação em função da origem e promovendo a igualdade.

 

Formação Modular Certificada
As Formações Modulares (FM), integradas no âmbito da formação contínua de ativos, destinam-se a adultos sem a conclusão do ensino básico ou secundário ou sem a qualificação profissional adequada que pretendam adquirir competências escolares e ou profissionais com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.
As ações de formação modular são capitalizáveis e permitem também a obtenção de uma ou mais qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Esta modalidade de formação é indicada para adultos que procuram percursos formativos com uma carga horária mais flexível (entre 25 a 600 horas), isto é, formação ajustada às suas possibilidades e necessidades.
As ações de formação modular são compostas por Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Uma UFCD é um conjunto estruturado de conteúdos e pode ter a duração de 25h ou de 50h.
Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma formação modular é-lhe emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.


Ensino Recorrente por Módulos Capitalizáveis:
Estes cursos possibilitam a aquisição de conhecimentos e competências ao nível do ensino secundário, permitindo a obtenção de um certificado e de um diploma escolar de 12º ano e, no caso dos cursos tecnológicos e dos cursos do ensino artístico especializado, uma qualificação profissional de nível 4.


Cursos de Educação e Formação de Adultos – EFA
Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações.
Um curso EFA Escolar permite completar o 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico ou o ensino secundário.
Um curso EFA de Dupla Certificação permite adquirir uma habilitação escolar e certificação profissional.
Existe ainda a modalidade de EFA Profissional. Esta modalidade aplica-se a adultos já detentores do 3.º ciclo do ensino básico ou do nível secundário que pretendam obter uma dupla certificação. Nesta situação, os adultos podem desenvolver apenas a componente de formação tecnológica do curso EFA correspondente.


Cursos Técnicos Superiores Profissionais - CTeSP
(Antigos Cursos de Especialização Tecnológica - CET)
São cursos de formação pós-secundária não superior, com a duração aproximada de um ano que visam conferir qualificação do nível 5.
Estes cursos têm uma forte ligação ao mercado de trabalho, permitindo a continuação para o ensino superior e conferindo equivalências a disciplinas dos cursos do ensino universitário e politécnico.
São destinados a pessoas com o 12º ano de escolaridade completo.


Acesso ao Ensino Superior
Todos os adultos, que concluam processos de RVCC de nível secundário ou cursos EFA, podem aceder ao ensino superior através da realização de provas especialmente adequadas, realizadas pelos estabelecimentos de ensino superior, enquadradas pelo regime de acesso por maiores de 23 anos (Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março), ou através da realização de exames nacionais do ensino secundário.