Sintra Edu Green STEAM 2024
Sintra Edu Green STEAM 2024
01 mai 2024 - 31 mai 2024

Em maio de 2024, irá realizar-se a segunda edição do projeto Sintra Edu Green STEAM, que terá lugar no Centro Lúdico de Massamá e no Real Sport Clube de Massamá. Prevê-se a participação, neste evento, de equipas de alunos de cursos profissionais das Escolas Secundárias do concelho de Sintra a par com equipas de alunos de primeiro ciclo, que irão fazer uma demonstração de produtos tecnológicos e uma corrida de veículos solares, construídos pelos alunos envolvidos.

O Sintra Edu Green STEAM, pretende assumir-se como um programa de vertente pedagógica, mobilizador de práticas educativas promotoras da diminuição da pegada ecológica, realizando trabalhos de projeto que originem produtos inovadores, assentes numa cultura de sustentabilidade do planeta.

Ao longo do ano, os grupos de alunos envolvidos irão construir um veículo movido a energia solar, cuja eficácia irá ser posta à prova numa demonstração conjunta. Em simultâneo, diferentes grupos de alunos, vão desenvolver um produto tecnológico que irá ser mostrado à comunidade educativa.

Esta demonstração e mostra de produtos será um momento de partilha e de formação para os intervenientes, assente no intercâmbio de práticas educativas.
O projeto, pretende envolver todos os AE do Concelho de Sintra com a dinamização de ações de sensibilização, de formação e de partilha. Conta com parceiros de instituições públicas e privadas que são uma mais-valia para a concretização dos objetivos propostos.

Este projeto, dinamizado pelo Município de Sintra, através das Divisões de Educação e Juventude e do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética, em articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Sintra, conta ainda, com o apoio do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, do Real Sport Clube de Massamá, do Centro de Formação Novafoco e dos SMAS de Sintra.

A participação de professores, alunos e pais, ao longo deste ano letivo, é fulcral para o desenvolvimento dos produtos tecnológicos que irão ser exibidos a toda a comunidade educativa.