A refeição escolar
A refeição escolar

Como é constituída a refeição escolar?

A refeição escolar é constituída ao almoço por sopa, prato principal, pão, água e sobremesa. O lanche escolar fornecido pelo Município é constituído por uma peça de fruta, iogurte de aromas ou sumo do tipo 100%, idealmente fornecida no intervalo da manhã, e uma sandes de pão escuro (mistura, sementes ou centeio), com queijo, fiambre, manteiga ou compota, fornecida no intervalo da tarde e acompanhada pelo leite escolar.

As refeições são servidas aos alunos contendo todos os componentes definidos na ementa afixada.

Quem acompanha as crianças no refeitório?

O acompanhamento e supervisão do serviço de refeições escolares são da responsabilidade conjunta dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e da Câmara Municipal Sintra, através do Departamento de Educação e suas Divisões. Os alunos são acompanhados pelos assistentes operacionais pertencentes ao estabelecimento de ensino, docentes ou outros funcionários afetos ao serviço.

No que consiste o acompanhamento à refeição?

O acompanhamento dos alunos à refeição tem por objetivo contribuir para a adoção por parte dos alunos de hábitos alimentares saudáveis. Visa orientar os alunos no que respeita ao cumprimento das regras básicas de convivência, asseio e higiene; auxiliar na preparação e corte dos alimentos; incentivar os alunos a provar alimentos que gostem menos ou desconheçam, bem como a ingerir, ainda que parcialmente, todos os componentes da refeição.

E quando as crianças não gostam da refeição?

As crianças nascem com apetência para o sabor doce e salgado e para rejeitarem sabores amargos e ácidos, bem como a rejeitarem novos alimentos (neofobia alimentar). Gostar de alimentos, particularmente aqueles com sabores mais amargos ou ácidos, como sejam os vegetais, pressupõe uma aprendizagem. As crianças gostam do que conhecem e comem aquilo de que gostam. As exposições repetidas aos alimentos vão torná-los familiares e promover a sua aceitação. Estudos demonstram que as crianças podem necessitar de experimentar o mesmo alimento entre 12 a 15 vezes antes de o aceitarem.

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