ETerna Biblioteca – 19º Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares
ETerna Biblioteca – 19º Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares

Pelo 19º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Sintra promoveu a ETerna Biblioteca, que decorrereu de 19 a 20 de novembro de 2021, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Nesta edição, a par de painéis que apresentaram o trabalho realizado pelas escolas, conferências - com destaque para a conferência com Pilar del Rio, no decorrer das Comemorações do Centenário de José Saramago - e ateliês.

No âmbito da parceria estabelecida entre a autarquia de Sintra e o LEFFEST, foi exibido o filme 'O Professor Bachmann e a sua Turma', que contou com a presença da realizadora, Maria Speth. Foi também apresentado o livro 'Águas Passadas' (Penguin Random House, 2021), de João Tordo.

Esta iniciativa promovida pela autarquia de Sintra, continua a destacar-se como uma referência para outros encontros desta natureza no panorama nacional e tem como público-alvo: professores, educadores e demais agentes educativos e culturais, e todos aqueles que simplesmente se interessam pelo Livro e pela Leitura.

A ETerna Biblioteca-  Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares foi o primeiro encontro oficial a decorrer em Portugal no âmbito da organização, funcionamento e animação das bibliotecas escolares.

Para ilustrar o evento deste ano a autarquia contou com a ilustração de Sebastião Peixoto.

Sebastião Peixoto é natural de Braga e licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Em 2014 venceu uma menção Honrosa no 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero Americano de Ilustração, e já em 2017 ganhou um gold award na THESIF (The Seoul Illustration Fair).