Sessões Temáticas / Tertúlias sobre Implementação de Competências Sociais e Emocionais nas Escolas Públicas de Sintra
Sessões Temáticas / Tertúlias sobre Implementação de Competências Sociais e Emocionais nas Escolas Públicas de Sintra
22 mai 2023 - 23 mai 2023

No âmbito do Protocolo nº 1/2023, assinado em 25 de janeiro de 2023, entre o Ministério da Educação, o Município de Sintra, a Fundação Calouste Gulbenkian e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, foram realizadas duas sessões temáticas/tertúlias nos dias 22 e 23 de maio. O objetivo dessas sessões foi envolver os 20 agrupamentos de escolas da rede pública de Sintra na criação de uma resposta técnica e científica para apoiar a implementação dos planos de desenvolvimento de competências sociais e emocionais nos vinte agrupamentos escolares (AE) do concelho.

Esse protocolo surgiu a partir da participação de Sintra como o único município português participante no projeto internacional de pesquisa sobre competências sociais e emocionais de crianças e jovens (com idades entre 10 e 15 anos), promovido pela OCDE em 2018. Os resultados desse estudo têm sido amplamente divulgados pelos 20 agrupamentos de escolas e pela comunidade educativa.

As sessões ocorreram nas instalações dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), em Sintra, e tiveram como objetivo facilitar a partilha de experiências a nível municipal. Cada sessão contou com a presença de um máximo de 7 agrupamentos de escolas que estão atualmente a implementar intervenções inovadoras direcionadas a docentes e/ou alunos. O objetivo foi estimular a partilha e reflexão sobre as potencialidades e obstáculos de uma implementação eficaz de cada uma das intervenções. A metodologia baseou-se essencialmente em rodas de partilha.

Através desta iniciativa, pretendeu-se promover a troca de experiências, ferramentas e aprendizagens entre os agrupamentos escolares, por meio de momentos formativos e de disseminação do trabalho desenvolvido. Os agrupamentos participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas abordagens inovadoras e discutir seus sucessos e obstáculos, fomentando um ambiente colaborativo para o aprimoramento das competências sociais e emocionais no sistema educacional.

O envolvimento do Ministério da Educação, do Município de Sintra, da Fundação Calouste Gulbenkian e do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa nesse esforço conjunto destaca o compromisso em fornecer um quadro abrangente e cientificamente fundamentado para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais nas escolas públicas de Sintra. Essas iniciativas têm o potencial de ter um impacto positivo duradouro nos estudantes, professores e na comunidade como um todo, promovendo um ambiente educacional mais empático e resiliente.