Encontro com a escritora Sara Rodi
Encontro com a escritora Sara Rodi
14 jun 2023

No próximo dia 14 de junho, quarta-feira, a escritora Sara Rodi estará presente na escola EB1/JI de Colaride, em Agualva-Cacém, no âmbito do programa 'Animação do Livro e da Leitura 2023 | Os Escritores Vão à Escola', promovido pela Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Sintra.

Durante a visita, Sara Rodi terá duas sessões interativas com os alunos. A primeira sessão ocorrerá das 9h30 às 10h30 e contará com a participação de 41 alunos das turmas do 3ºA e 3ºB, acompanhados pelos docentes Anabela Simões Castelo e Cátia Marques. Já a segunda sessão será realizada das 11h às 12h, com a presença de 22 alunos da turma do 4ºA, acompanhados pela docente Rute Lopes Soares. Ao todo, serão 63 estudantes envolvidos neste encontro literário.

A programação inclui diversas atividades. As turmas do 3º ano irão receber a escritora, apresentar trabalhos sobre suas obras e explorar as histórias 'Frações na cozinha' e 'A garrafa mágica'. Além disso, os alunos terão a oportunidade de entrevistar Sara Rodi, num ambiente enriquecedor, de interação e aprendizagem.

Após a primeira sessão, haverá um intervalo para descanso, das 10h30 às 11h. Em seguida, a turma do 4º ano terá a oportunidade de explorar a obra 'Escola artes'. Os alunos também poderão entrevistar Sara Rodi, mergulhando ainda mais no seu mundo literário.

A visita de Sara Rodi à EB1/JI de Colaride é uma oportunidade única para os alunos entrarem em contato com a magia das palavras e encantarem-se com as suas histórias envolventes. A Divisão de Educação e Juventude da C.M. de Sintra acredita que esta experiência contribuirá para estimular o gosto pela leitura, a imaginação e a criatividade dos estudantes, deixando lembranças inspiradoras e o desejo de explorar ainda mais o mundo dos livros.

Biografia da escritora

Sara Rodi nasceu no Porto, em 1978, mas cresceu em Évora, onde se apaixonou pelas palavras.

Em 2000, licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL, lançou os primeiros romances - A Sombra dos Anjos e Frio – e enveredou depois pela área do guionismo, participando na escrita de mais de vinte telenovelas e séries, algumas juvenis como Morangos com Açúcar II e III ou Massa Fresca, da sua autoria.

Em 2005 criou O Livro da Minha Vida, empresa dedicada à publicação de biografias personalizados.

Para o público adulto escreveu dois romances históricos – D. Estefânia, Um Trágico Amor e D. Teresa de Távora, a Amante do Rei - e colaborou na pesquisa e escrita de diversas publicações.

Venceu em 2013 e 2015 o Prémio Mais Literatura da Revista Mais Alentejo, na qual colabora atualmente como cronista.

Da sua aventura na maternidade – tem 4 filhos – resultou o projeto Coisas de Filhos e Coisas de Pais e mais de 30 livros para o público infanto-juvenil, que leva a escolas e bibliotecas de todo o país, incluindo as histórias da série As Gémeas (continuando um dos grandes sucessos de Enid Blyton).

Em 2018 publicou Frações na Cozinha – Histórias PLIM!, com ilustrações de Célia Fernandes, com quem já tinha trabalhado em A Viagem de Peludim (com textos de Vânia Beliz), livro que agora vem a apresentar no Livros a Oeste.

É ainda co-fundadora do movimento cívico Por Uma Escola Diferente, e participa em diversos encontros ligados às áreas da Educação e do Ensino. A sua mais recente coleção juvenil – A Escola das Artes – é já o espelho dessa escola diferente, onde todos os alunos gostariam de aprender.