Capacitação do Pessoal Não Docente

A capacitação do pessoal não docente constitui um contributo determinante para a promoção de contextos escolares educativos potenciadores do sucesso dos alunos, num pressuposto de que todos os espaços e atividades escolares são potenciadores do desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais.

A capacitação do pessoal não docente constitui um fator decisivo para a criação de contextos educativos de sucesso. Daí esta atividade ter sido concebida como transversal a todas as unidades educativas.

Foram identificadas necessidade de capacitação do pessoal não docente aos níveis do conhecimento e da apropriação dos documentos estruturantes das unidades educativas a que pertencem, nomeadamente do regulamento interno e do projeto educativo, como orientadores da sua ação educativa; do conhecimento técnico e científico relacionados com o seu papel e funções, ao nível do trabalho específico em espaços educativos como bibliotecas, salas de atividades/aula, recreios, refeitórios, por exemplo, e/ou ao nível do trabalho transversal a toda a sua ação, designadamente de modelos de intervenção educativa, de necessidades educativas especiais, de problemáticas específicas do desenvolvimento de cada uma das faixas etárias, entre outros; das competências socioemocionais, com especial enfoque na capacidade de adaptação, no trabalho em equipa e liderança, na comunicação, no pensamento crítico e na resolução de problemas e gestão de conflitos.

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